Publicando sua tese, dissertação ou monografia com uma licença livre

Ni!

Oi pessoal, estou disponibilizando novamente modelos em português, com formatos ODF e Latex, para o licenciamento livre de teses, dissertações, monografias, relatórios e documentos em geral. Esses modelos incluem uma página de apresentação e metadados para as duas licenças Creative Commons livres!

Para usá-los, basta acessar os arquivos do repositório no gitlab e seguir as instruções para o formato desejado.

Em comparação aos antigos modelos, esses foram atualizados e estão usando as licenças CC 4.0 Internacional!

O objetivo desses modelos é prover uma solução esteticamente agradável, juridicamente adequada, tecnicamente completa e de uso simples para publicar sua tese com uma licença livre.

Abraços,
.~´

Um dos facilitadores do grupo e pesquisador no laboratório LISIS-IFRIS em Paris, desenvolveu pesquisas na FMUSP, Fiocruz, Columbia University e IFUSP. Também é um cavaleiro que diz... Ni!

2 comentários sobre “Publicando sua tese, dissertação ou monografia com uma licença livre
  1. flávio disse:

    Alexandre, bom dia, poderia me explicar melhor ou me passar algum link que explique como é esse procedimento? Minha faculdade nao publica TCCs (graduação) e eu quero publicar o meu, como é o passo a passo?

    • Ni! Oi flavio,

      Bom dia, vi somente agora seu comentário no blog cienciaaberta Você já resolveu sua questão?

      É muito bom que queira disponibilizar seu TCC publicamente.

      Não sei se a questão da licença, que eu discuto aqui no post, te interessou, mas de toda forma só disponibilizar o trabalho online é um grande passo.

      Um lugar que você pode usar para isso é o Zenodo:

      https://zenodo.org/

      Lá você pode fazer upload do seu trabalho e receber um identificador de da publicação, chamado DOI. Esse identificador pode ser referenciado em outras publicações e em currículos.

      Se puder escolher uma licença livre/aberta, ainda melhor. E os modelos que eu disponibilizo no post, que podem ser incorporados em uma página do trabalho, servem para tornar isso mais claro. No próprio Zenodo há a possibilidade de indicar a licença do trabalho sendo publicado, como metadado no site, mesmo que não fique internamente no documento.

      Veja que isso é diferente de publicar numa revista acadêmica com revisão por pares. Para isso você precisa da orientação de um pesquisador da sua área, que irá te indicar em qual revista publicar, qual formato adotar, se são necessárias modificações etc.

      Um abraço,
      ale
      .~´

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*