Mil prêmios de mil dólares para pesquisas que adotem o pré-registro

Desafio de pré-registro

Ni!

O Center for Open Science está oferencendo U$1.000,00 para estimular a pŕatica de pré-registro de projetos de pesquisa.

O pré-registro, que concerne a publicação prévia das hipóteses e metodologia estatística de um experimento, permite garantir que pesquisadores não fabriquem hipóteses após os experimentos, chegando em resultados inválidos mas aparentemente positivos – fato cotidiano na literatura científica atual. Respeitar as premissas de instrumentos estatísticos ao realizar um experimento significa distinguir claramente quando uma análise tem a função de teste de hipótese (confirmação) e quando ela tem a função de geração de hipóteses (exploração).

Como se trata de um esclarecimento inequívoco da trabalho científico, podendo evitar erros grosseiros presentes hoje em uma vasta parte da literatura, um número crescente de financiadores e revistas estão começando ou em vias de começar a exigir o pré-registro para conceder financiamento ou publicar resultados.

Veja as condições e inscreva-se para receber um dos mil prêmios pré-registrando sua pesquisa!

.~´

Um dos facilitadores do grupo e pesquisador no laboratório LISIS-IFRIS em Paris, desenvolveu pesquisas na FMUSP, Fiocruz, Columbia University e IFUSP. Também é um cavaleiro que diz... Ni!

Publicado em Dados abertos, Práticas exemplares, Treinamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*