UEADSL2017.1 – O processo – parte 1 – treinamento de professores e inscrição de alunos

O UEADSL – Congresso Nacional Universidade EAD Software Livre – é uma ferramenta aberta pioneira pelo uso do evento online como ferramenta didática online parceira do professor em todas as etapas da produção textual. É promovido pelo grupo Texto Livre desde 2010, com uma participação média de 500 pessoas e conta com apoio do CAED/UFMG desde a última edição.

As inscrições de professores terminaram na última sexta-feira, com poucas semanas de divulgação em virtude do atraso do UEADSL2016.2, que só aconteceu em fevereiro em virtude da greve da UFMG. É a primeira vez que divulgamos mais do que no boca a boca as inscrições de professores, de modo que temos hoje 7x mais inscritos (professores) externos ao grupo Texto Livre do que em qualquer outra edição.

Esta semana inicia o treinamento dos professores, num ambiente Moodle, cujo conteúdo é também aberto e pode ser acessado mesmo pelos professores que não vao participar do processo este semestre. A parte inicial, já disponível, dá uma visão geral de tipos de eventos, tipos de produções esperadas e uma breve orientação para quem pretende montar seu próprio evento online. Os temas desta edição também serão definidos esta semana, pelos professores, que passam a integrar a Comissão Científica do UEADSL 2017.1

O material está disponível para os professores da UFMG no Moodle oficial da Universidade (https://virtual.ufmg.br/plataforma/course/view.php?id=175) e é exatamente o mesmo que disponibilizamos para toda a comunidade externa em http://textolivre.pro.br/moodle/course/view.php?id=17. O único objetivo dessa separação foi facilitar o acesso para os professores da UFMG colocando o curso num ambiente já utilizado por eles.

Do dia 5 ao dia 19 de abril os alunos destes professores estarão iniciando sua participação do evento com a inscrição, que inclui o envio de um minicurrículo, e a submissão de sua proposta de trabalho (título, resumo e palavras-chave). A fim de fortalecer o evento como ferramenta didática, a partir desta edição não estamos mais aceitando inscrições sem a intermediação de um professor.

Quer conhecer o evento? Dê uma olhada na edição passada: ueadsl.textolivre.pro.br/2016.2/papers/pub.

O Grupo Texto Livre é um grupo de pesquisa, ensino e extensão da Faculdade de Letras da UFMG, registrado no Diretório de Grupos do CNPq desde 2006.

 

 

http://www.acris.pro.br

Publicado em Ciência Aberta, Educação aberta, Education Marcado com: , , , ,
Um comentário sobre “UEADSL2017.1 – O processo – parte 1 – treinamento de professores e inscrição de alunos
1 Pings/Trackbacks para "UEADSL2017.1 – O processo – parte 1 – treinamento de professores e inscrição de alunos"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*