Retrospectiva 2014

O ano de 2014 está acabando o que significa que chegou a hora de revermos o que fizemos no ano de 2014 e planejar as atividades para 2015.

bolo-2014

Open Education Handbook

A Open Knowledge Foundation financiou o desenvolvimento de um manual sobre educação aberta que teve boa parte do seu desenvolvimento no Booktype e no final do ano foi migrado para a Wikibooks como anunciado na lista open-education.

No início de 2014, o manual foi traduzido para português como uma atividade do Dia da Educação Livre.

Fórum Internacional de Software Livre

O Fórum Internacional de Software Livre ou FISL, realizado anualmente em Porto Alegre, é um ótimo lugar para encontrar pessoas das mais diversas áreas envolvidas com cultura livre.

Em 2014 ele ocorreu em Maio devido a Copa do Mundo mas a tradição é que ele seja realizado no final de Junho ou início de Julho. A edição de 2014 não teve a trilha de academia livre mas mesmo assim o Alexandre Abdo proferiu uma ótima palestra sobre ciência aberta.

Planos para 2015

Em 2015 o FISL irá ocorrer entre 8 e 11 de julho. Seria ótimo que em 2015 tivéssemos mais palestras sobre ciência aberta e o retorno da trilha academia livre. Você pode ajudar a tornar isso realidade respondendo esse questionário.

OKFest

Em Julho de 2014 ocorre o OKFest, um festival promovido pela Open Knowledge Foundation para reunir diversas pessoas envolvidas com conhecimento e cultura livre.

Tiveram várias palestras sobre dados abertos, governança aberta, … que são um prato cheio para a ciência aberta.

O Brasil esteve representado por quase uma seleção de futebol, se me recordo corretamente, composta dos melhores jogadores possíveis.

Planos para 2015

O OKFest e a OKCon (Open Knowledge Conference) eram realizadas de forma alternadas. Depois da OKFest desse ano foi acertado que a OKFest seria realizado anualmente pela Open Knowledge Foundation e a OKCon passaria a ser realizado em um âmbito mais regional pelos capítulos da Open Knowledge Foundation.

Queremos repetir nossa participação na OKFest em 2015 e se possível também realizar uma OKCon aqui no Brasil.

Encontro no Rio de Janeiro

No final de Agosto tivemos o segundo encontro de ciência aberta promovido por esse grupo que nesse ano ocorreu no Rio de Janeiro contando com a participação de grandes nomes nesse movimento.

Planos para 2015

Para 2015 também queremos realizar um encontro nacional.

Open Access Week

No final de Outubro ocorreu a Open Access Week, um movimento global para divulgar as ideias do acesso aberto que embora possuam mais de uma década ainda continuam sendo erroneamente interpretados como essa reportagem da Veja demostrou.

Algo interessante é que na semana anterior o Ministério de Ciência e Tecnologia promoveu a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e pouco foi falado sobre o acesso aberto.

Planos para 2015

Seria bom promovermos algumas atividades durante a Open Access Week e no caso do Ministério de Ciência e Tecnologia manter a data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia poderíamos antecipar as atividades da Open Access Week para termos maior visibilidade.

OpenCon 2014

Em 2014 ocorreu a OpenCon 2014 que reuniu várias “entusiastas” de ciência aberta. Representando o Brasil tivemos Renata Aquino.

Planos para 2015

Seria ótimo se em 2015 tivéssemos mais pessoas representando o Brasil na OpenCon e também eventos satélites no Brasil.

Encontros Virtuais

Nesse ano, graças a dedicação do Alexandre “ASM”, tivemos alguns encontros virtuais.

Planos para 2015

Melhorar o formato dos encontros virtuais.

Treinamentos de Habilidade Computacionais

Tivemos alguns workshops de treinamento computacional (incluindo ensino de programação) ao longo. Infelizmente esses treinamentos estiveram restritos as regiões Sul e Sudeste do país.

Planos para 2015

Aumentar o número dos treinamentos realizados e expandir para as demais regiões do país. Para isso será preciso (1) aumentar o número de pessoas disponíveis para ministrar esses treinamentos e (2) encontrar verba para o deslocamento dos instrutores.

Grupo de Trabalho Internacional

No último trimestre teve bastante movimentação no grupo de trabalho internacional e parece que as atividades vão continuar em 2015.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*