Oportunidades para Editores Associados junto ao Diretório de Periódicos de Acesso Aberto

O Diretório de Periódicos de Acesso Aberto (DOAJ) conta atualmente com mais de cem Editores Associados, que se voluntariam por algumas horas semanalmente auxiliando na triagem de novos cadastros e na atualização de cadastros pré-existentes. Desde 2014, o DOAJ recebeu centenas de pedidos de inscrição de periódicos do mundo inteiro. Devido a essa demanda, o DOAJ está oferecendo posições voluntárias para novos Editores Associados, especialmente aqueles proficientes na língua portuguesa. É necessário ler e escrever em inglês de forma razoável, uma vez que você precisará se comunicar com outros Editores Associados e com Editores Seniores.

logo DOAJ

LANÇAMENTO: o DOAJ está iniciando um programa de fidelização do voluntariado, o qual reconhecerá oficialmente seus Editores Associados! Espera-se que isso facilite a justificativa e autorização de participação junto à sua chefia, e também auxilie no cadastro desses trabalhos técnicos no currículo Lattes do CNPq. O reconhecimento será feito possivelmente com a emissão de certificados e/ou micro-certificação digital, também conhecido como Open Badges. Maiores detalhes sobre o programa de fidelização encontram-se aqui; sobre micro-certificação digital, veja aqui.

certificado
logo Open Badges
Atuando como um Editor Associado do DOAJ, espera-se que você dedique algumas horas por semana de forma voluntária e não remunerada. Serão fornecidos materiais de treinamento para apoiá-lo na capacitação para realizar as tarefas delegadas. Você terá o privilégio de fazer parte de uma rede de voluntários internacional em franca expansão. O seu trabalho contribuirá diretamente para a qualidade, reputação e renome das revistas acadêmicas e científicas de acesso aberto.

Interessado? Então preencha este formulário.

Requisitos da função

Os candidatos selecionados deverão:

• ter bom conhecimento sobre o acesso aberto (Open Access, OA);

• ter bom conhecimento sobre a evolução do OA em periódicos acadêmicos;

• estar ciente dos problemas atuais na área do OA;

• ter compreensão do fluxo de trabalho em publicações OA.

Em seu trabalho, você deve ser capaz de:

• demonstrar domínio no uso da Internet;

• apoiar e promover o DOAJ e seus objetivos;

• manter sigilo com relação às informações sobre o DOAJ;

• auxiliar na avaliação de periódicos em português recomendados ao DOAJ;

• monitorar os periódicos em português já incluídos no DOAJ para que eles continuem a cumprir os critérios de seleção do DOAJ.

Seu papel como Editor Associado será orientado e supervisionado pela Equipe Editorial do DOAJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*