Oficina: Prática em Cadernos de Pesquisas Abertos

Essa oficina objetiva apresentar os participantes à prática de Cadernos de Pesquisas Abertos, que tem se consolidado mundialmente como uma prática inovadora na pesquisa científica. Para a prática serão utilizadas soluções em Software Livre como Git e GitLab, entre outros.

Palestra de Abertura Oficina
Data 02/02 às 10:30 02-03/02
Local Sala 3 (Anfiteatro da PGMAT) – Bloco 914 – 1o. andar (Campusdo Pici). Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC (Antigo NPD), 2º andar, bloco 901 – Campus do Pici
Inscrição Não Precisa Aqui (*)

(*) Esta sendo cobrado um valor simbólico de inscrição. Caso você precise de isenção da taxa de inscrição .

Programação

02 de Fevereiro

10:30

Ciência aberta na prática: Reproducibilidade, notebooks e tudo mais

Resumo:

Uma apresentação sobre o que é reproducibilidade e como open notebooks podem ser usados para implementá-la, com exemplos ancorados em minha experiência própria, com todos os percalços e vitórias no caminho.

Vou comentar também sobre como nós fazemos ciência aberta no nosso laboratório, e como é a interação com (e como convencemos) colaboradores.

Palestrante: Luiz Carlos Irber Júnior.

Formado em Engenharia de Computação pela UFSCar, atualmente doutorando em ciência da computação na Michigan State University no Laboratório de Genômica, Evolução e Desenvolvimento (Dr. C. Titus Brown). Também sou instrutor do Software Carpentry a seis meses, e a uma década tentando fazer computação mais acessível para cientistas =]

14:00

Introdução ao Markdown

Markdown é uma forma de escrever textos utilizada em vários sites e que pode ser utilizada para cadernos de pesquisas e rascunhos de artigos.

15:15

Controle de versão com Git

Git é uma ferramenta de controle de versão local que lhe possibilita gerenciar as versões do seu trabalho de forma organizada, ao contrário como é feito aqui, e independente do formato de arquivo que estiver utilizando.

16:30

Colaboração via Git/GitLab/…

O Git também oferece uma forma 100% segura de colaborar de forma que você não precisará ter medo que alguém delete um arquivo importante ou apague um trecho importante do texto além de outras vantagens.

18:00

Conversa Livre sobre Ciência Livre

Conversa entre os organizadores e quem mais desejar participar sobre as atividades do primeiro dia, os planos para o segundo dia, práticas exemplares em ciência livre, …

Será realizado no Mandir.

03 de Fevereiro

08:30

Introdução a Programação Literária

Programação Literária é o conceito de misturar no mesmo documento o texto que o leitor deve ler e instruções de como figuras, tabelas, … foram criadas e, portanto, podem ser recriadas pelo leitor.

Em termos de reprodutibilidade científica, o uso de programação literária é desejável, se não obrigatório.

10:30

Cálculo Simbólico com Sympy

Introdução ao Sympy que é uma ferramenta livre, de código aberto, para cálculo simbólico (o mesmo tipo realizado pelo Mathematica).

14:00

Criação de Gráficos

A visualização de dados é uma peça fundamental na comunicação científica.

15:15
Revisão
16:30
Encerramento

Realização

Alexandre asm

Alexandre "asm" é um entusiasta do ideal de Conhecimento Livre, principalmente Software Livre e Ciência Livre. Também é um ciclista urbano e tem sido ativo na defesa e incentivo dos modais de transporte urbano coletivos (ônibus, trem, metrôs e vans) e não-motorizados (patins, skates, patinetes, bicicletas etc).

É estudante de doutorado em matemática na Universidade Federal do Ceará (UFC), onde tem tentado aplicar o conceito de Ciência Livre no desenvolvimento do seu trabalho acadêmico.

Victor Santos
Victor Santos (vct) é atualmente pós-doc no departamento de Física da Universidade Federal do Ceará. Adepto do conceito de ciência aberta e do software livre, tem tentado aplicá-los no desenvolvimento de ferramentas que auxiliem o processo da pesquisa científica.
Raniere Silva

Raniere é entusiasta do movimento de cultura livre, principalmente de Software Livre, Educação Livre e Ciência Livre. Tem contribuído com a Software Carpentry Foundation, a Mozilla Foundation e a Open Knowledge Foundation.

É estudante de Matemática Aplicada e Computacional na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Apoio

UFC
Pós-graduação em Matemática da UFC.
STI-UFC
Secretaria de Tecnologia da Informação da UFC
Open Knowledge Foundation
Open Knowledge Foundation Brazil e o Grupo de Ciência Aberta são dois grupos atuando no Brasil em prol do conhecimento aberto.
Editora Novatec
A Editora Novatec possui vários livros sobre as ferramentas apresentadas na oficina.

0 Comments on “Oficina: Prática em Cadernos de Pesquisas Abertos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*