[ciência aberta]Revisão do Manual para publicação aberta de pesquisas

Iara Vidal iaravidalps em gmail.com
Sábado Outubro 29 19:41:53 UTC 2016

Prezados,

No espírito da Semana do Acesso Aberto, que este ano teve o tema Acesso
Aberto em Ação (Open in Action), eu fiz uma revisão no Manual para
publicação aberta de pesquisas na página do grupo na Wikiversidade:
https://pt.wikiversity.org/wiki/Manual_para_publica%C3%A7%C3%A3o_aberta_de_pesquisas

Basicamente incluí informações sobre as vias verde e dourada do acesso
aberto, tentando sempre levar em conta a realidade do pesquisador
brasileiro. Incluí mais alguns links também. Gostaria muito de ter o
feedback do grupo sobre as alterações, e peço desculpas se por acaso passei
por cima de alguma regra do grupo e/ou da wiki (não tenho muita experiência
editando esse tipo de conteúdo).

Acho que futuras adições interessantes para o manual seriam uma lista de
periódicos em acesso aberto que estão no Qualis (acho que algo similar já
existe no material da oficina OpenLattes
https://gitlab.com/ciencialivre/openlattes/), e uma versão brasileira dos
"author addendums" que permitem aos autores manter direitos ao publicar em
periódicos fechados (ou abertos que não usam licenças CC-BY e similares).

Abraços,
Iara Vidal
http://orcid.org/0000-0003-1360-6127
http://iaravps.wordpress.com