[ciência aberta]acordo google/unicamp

Miguel Said Vieira msv em dev.full.nom.br
Quarta Janeiro 20 16:45:14 UTC 2016

Olá,

penso que há problemas específicos em como isso está sendo feito: é
muito provável que essa parceria obrigue os alunos a usarem sistemas do
Google no contexto do ensino universitário, e que isso permita ao Google
coletar dados sobre eles para composição de perfil publicitário; e é o
tipo de parceria que tende a fazer com que as universidades e o poder
público reduzam seus investimentos em ferramentas que permitam maior
autonomia e segurança (software livre rodando em infraestrutura sob
controle da comunidade acadêmica), num setor importante da nossa
sociedade (em que conduz-se boa parte do debate intelectual / político,
e em que circulam informações críticas sobre desenvolvimentos
tecnológicos nacionais).

Mas diria também que, para além desses problemas específicos, toda
aproximação das universidades com o Google teria que ser cuidadosa em
relação a questões de privacidade, por exemplo, dadas as características
da empresa e sua abordagem de negócios.

Abraços,
Miguel