[ciência aberta]Proposta de Relatório/Tese em wiki

Caio Werneck c.werneck em mpp.hertie-school.org
Sexta Março 6 09:56:51 UTC 2015

Oi Leandro,

lendo a ideia geral, pensei que pode te interessar dar uma olhada nessa
ferramenta de publicação digital chamada Scalar
<http://scalar.usc.edu/scalar/>. Eu estou em processo de finalização da
minha tese e vou experimentar colocar uma versão lá, que é uma plataforma
aberta de publicação acadêmica.

Tem duas coisas que eu destacaria nele: a ideia de *múltipla linearidade*,
o que ele permite criar trilhas diferentes de narrativa dentro do seu
paper; e o *foco em conteúdo multimídia*, já que a galera que desenvolveu
vem do Digital Humanities. Hyperlinks são bem vindos tanto dentro quanto
para fora do seu paper.

Não entendi se vc pretende com o wiki de fato fazer da sua dissertação um
processo de escrita colaborativa. Outro dia um amigo (não acadêmico) fez um
experimento
<https://medium.com/@alexbretas/reflexoes-sobre-o-prototipo-da-escrita-colaborativa-7fad34c34519>,
para um livro que ele está escrevendo.

um abraço,