[ciência aberta]Ideia de Projeto - aprendizagem em programação para novatos

Renata Aquino raquino em gmail.com
Sábado Setembro 27 01:37:38 UTC 2014

Olá Rodrigo

Não sou da área de computação mas tenho participado de um projeto de
pesquisa com alunos desenvolvendo um trabalho colaborativo de pesquisa
científica na adm e econ. da UFC.

Inicialmente, a preocupação foi proteger os alunos, que podem se
sentir inseguros de compartilhar textos em andamento ou mesmo
anotações iniciais. Assim, a orientação foi o compartilhamento de
referências que os alunos iam juntando em locais específicos para
registrar essas referências. Primeiro, individualmente.
Posteriormente, em grupo. O grupo passa então a decidir de maneira
autônoma como realizar mais pesquisas e complementá-las para a
formação do projeto/artigo científico/apresentação pedida no momento.
Cada um apresenta o que fez. Os pós-graduandos colaboram também
apresentando seu processo de pesquisa e dando dicas para os
graduandos. Os professores do programa orientam também a desenvolver
melhores projetos/artigos/apresentações.

O passo em andamento atualmente é trazer referências e trocar ideias
com pesquisadores de fora do grupo, especialmente da região ou do país
que possam ajudar com o tema ou com o processo. Está sendo um desafio
mas parece que vai dar certo.

Utilizamos diversos tipos de ferramentas colaborativas e redes sociais
científicas, Google Drive e Zotero as mais  básicas e comuns. Tenho
certeza que o pessoal aqui pode indicar ferramentas melhores para seu
propósito. Alguns aplicativos para celulares e tablets ajudam
bastante.

Comitê de ética de pesquisa é necessário passar se a sua coordenação
indicar, até onde eu saiba. Você pode também recolher termos de
consentimento da publicação de trabalhos dos alunos, se for você a
publicá-los, mas esse caminho é mais complicado também logisticamente.

[]s