[ciência aberta]Apresentação, links de videos e proposta de plataforma de Open Notebook Science

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Sexta Setembro 26 00:08:31 UTC 2014

Olá Leandro,

seja bem vindo.

> Como conclusão do histórico abaixo: cansei das ferramentas 1.0 de trabalho
> (Microsoft Office, Email e Windows).  Preciso de uma plataforma de gestão e
> registro de projeto. As pastas do windows não é solução. Preciso de registro
> online cronológico para ver e mostrar o projeto evoluindo. E, se alguém sair
> do projeto, outro pode assumir com a bagagem pronta.

Já ouviu falar de Git? Ele resolve esse seu problema. Para ter uma cópia na
internet você pode utilizar GitLab, Gitorious, GitHub, BitBucket, ... ou
utilizar seu próprio servidor.

> A teoria da nova tecnologia/proposta está bem descrita? Por que não juntar
> todos os interessados nesta teoria para fundamentá-la juntos?

<troll>
Porque só iria render um único paper com um número infinito de autores.
</troll>

> Por que dois mestrandos de um grupo forte em uma tecnologia precisam escrever
> introduções fundamentais semelhantes, mas não iguais? Por que não trabalhar
> nisso juntos colaborativamente?

Por que na graduação todos os alunos precisam fazer provas individuais? Por que
eles não trabalham de forma colaborativa em melhorar o WikiLivro da disciplina
(ou algo semelhante) e são aprovados (ou não) na disciplina com base em suas
contribuições?

> Mas uma coisa é certa. O Patrocinador estará cobrando este registro, pois para
> ele interessa construir esta bagagem para os outros que virão.

Não para a FAPESP, CNPQ, ... Se eles tivessem interesse nesse registro teríamos
uma Wiki (ou algo do gênero) legitimamente brasileira com espaço de
armazenamento infinito para registro aberto das pesquisas.

> Descobri que EU NÃO SEI ESCREVER BLOG.

Você aprende com a prática. É que nem escrever para a Wikipedia.

Att,
Raniere