[ciência aberta]Harvard diz que não pode pagar preços de revistas

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Segunda Outubro 13 16:19:41 UTC 2014

> Mas quando falei sobre isso em uma congregação da USP no ano passado, o que
> eu ouvi dos docentes presentes era que nós nao podiamos nos comparar a
> Harvard!!!

Claro que não podemos. Harvard sabe controlar o orçamento, ao contrário da USP. =)

> Minha aposta é que a existência do Portal de Periódicos da CAPES mascara um
> pouco essa questão para os acadêmicos daqui

Ouvi alguém falando a mesma coisa ano passado no CONFOA mas não me recordo de
uma pesquisa que comprovasse isso.

> Também já li argumentos semelhantes em discussões sobre pesquisadores em
> início de carreira enfrentando o dilema entre abraçar o acesso aberto/boicotar
> as grandes editoras e a necessidade de publicar em periódicos de "alto
> impacto"

Também já discuti isso com outros colegas. Não chegamos a nenhuma conclusão
interessante.