[ciência aberta]Casos concretos em que o acesso fechado é um obstáculo

Raniere Silva ra092767 em ime.unicamp.br
Domingo Novembro 2 14:23:15 UTC 2014

Olá Jean,

> Tenho amigos que estudam na Uni. Federal do Piauí que têm muita dificuldade
> de acessar as publicações recentes na área deles (genética), principalmente
> porque os pesquisadores da universidade basicamente só tem à sua disposição
> o Portal da Capes. A universidade não possui muitos recursos para investir
> na aquisição de outras publicações não cobertas pelo Portal.
>
> Muitas vezes eles acabam me pedindo para tentar baixar através da Unicamp e
> enviar o artigo por e-mail.

Porque não enviar um email para o próprio pesquisador que escreveu o trabalho?
Se alguém pode distribuir uma cópia do trabalho é o próprio autor.

> O que eu acho curioso, para não dizer incoerente, é que a grande maioria dos
> artigos que eles me pedem para baixar são de autores brasileiros que
> publicaram em periódicos internacionais de acesso pago, que nem ao menos estão
> disponíveis pelo Portal da Capes.

O Portal da Capes deveria funcionar como um repositório institucional mas não é
esse o caso.

O que eu acho incoerente é que esses mesmos pesquisadores publicam em revistas
cujo acesso requer o pagamento de um assinatura e nem mesmo disponibilizam o
pre-print (ou a versão final) em algum outro lugar quando possuem permissão.

Raniere